
Avaliação de Imóveis Rurais
A avaliação de imóveis rurais, em princípio, pressupõe sempre a determinação do valor do imóvel como um todo, estando aí incluídas as benfeitorias reprodutivas, não reprodutivas (construções), semoventes, máquinas e implementos agrícolas, como definidas na NBR 14653-3 Avaliação de Bens – Imóveis Rurais.
Os métodos são dotados por essa mesma Norma, a saber, os diretos ( comparativo e de custo ) e os indiretos ( de renda e residual ), com peculiaridades de aplicação a cada componente do valor, ou seja, terra nua, construções, instalações, silos, culturas etc.
Todas as variantes da fazenda, silo, reserva ambiental ou qualquer propriedade rural são levadas em consideração.
Uma cancela, um poço, 30.000 cabeças de gado, sede, pousada, enfim tudo que estiver na propriedade deve ser levado em conta, mensurado e analisado por métodos comparativos ou residuais para se chegar ao valor real de cada item.
Nas avaliações e perícias rurais apenas os acres ou hectares do tamanho da terra são insuficientes para se ter o valor real da propriedade rural.
Uma fazenda a 100 metros de distância da outra pode divergir completamente de valor dependendo de inúmeras variáveis como proximidade da água, acesso por estradas, qualidade do solo, estado de preservação fora as benfeitorias listadas anteriormente nesse artigo.
Estrada do Contorno 111, Bom Sucesso, Petrópolis - RJ
(24) 98844-0892 wapp / 98829-0101
Oliveira Perito
